Em termos proporcionais, é o que apresenta maior índice se comparado aos demais municípios da região Norte.

Ariquemes apresenta maior índice de homicídio entre os municípios da região Norte

O Estado de Rondônia e a capital Porto Velho possuem um dos menores índices de homicídios de jovens do País. Em compensação, o município de Ariquemes (RO), em termos proporcionais, é o que apresenta maior índice se comparado aos demais municípios da região Norte. Em segundo lugar está Altamira (PA). Enquanto nos outros estados, o índice de adolescentes assassinados é de 2% a 4%, no município rondoniense o índice é acima de 6%.

A pesquisa, divulgada na quarta-feira,11, foi realizada  pela Unicef (órgão das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos, o Observatório das Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os dados são de 2014 com  projeção para 2021.

O Estado ocupa apenas a 24ª colocação, dentre as 27 unidades da federação, obtendo índice de 2,49% para cada grupo de cem mil habitantes. Já a capital Porto Velho foi 23º, dentre as capitais, com índice de 2,17% para a mesma proporção de habitantes. Para se ter uma ideia do que esses dados significam, alguns estados do Nordeste e capitais, apresentaram índice superior a 8%.

Aumento até 2021

Em termos gerais, o estudo apontou ainda que, em sete anos, 43 mil adolescentes devem ser vítimas de homicídio no País. Por dia, a média será de 16 assassinados (com idades de 12 a 18 anos) entre 2015 e 2021 se mantidos os atuais índices de violência. Homens, mostram as estatísticas, têm 13,5 mais risco de serem vítimas do que as mulheres. O perigo para os jovens negros é 2,8 vezes maior na comparação com os brancos.

 

Fonte: Voz de Rondônia

Comentários: