Novo sistema de captação de votos, mudanças no sistema de financiamento de campanhas eleitorais, partidos e filiações

 Novo sistema de captação de votos, mudanças no sistema de financiamento de campanhas eleitorais, partidos e filiações

Novo sistema de captação de votos, mudanças no sistema de financiamento de campanhas eleitorais, partidos e filiações, lista fechada e fim das coligações foram alguns dos temas abordados na audiência pública proposta pelo Deputado Léo Moraes.

Segundo Léo, a proposta da audiência é levar a sociedade o entendimento das mudanças políticas e suas consequências.  “Não temos o condão de mudar a decisão que venha acontecer daqui a algum tempo, mas podemos e devemos encaminhar quais são as opiniões do nosso Estado. É preciso discutir isso com clarividência, afinal, estamos vivendo e presenciando um caos institucional na política brasileira”. Afirmou Léo.

Participaram da audiência, vice-governador Daniel Pereira, que destacou a importância das mulheres na política e a classe feminina pode trazer algo novo e revolucionário no cenário político, o Desembargador do Poder Judiciário de Rondônia, Walter Walternberg, que enfatizou que o cumprimento de algumas propostas na reforma prejudicaria a Justiça Eleitoral.  “A adoção de um novo sistema de captação de votos estouraria o limite orçamentário dos tribunais eleitorais.” Concluiu Walternberg.

O empresário Augusto Pellucio foi convidado para abordar a reforma política na visão do empresariado e relatou que as mudanças, no ponto de vista financeiro, como proibir a participação de empresas no financiamento de campanhas eleitorais podem ser consideradas válidas.

Entre os convidados estavam professores da Universidade do Rio de Janeiro e doutores em Ciência Política, André Luiz Coelho e Guilherme Simões Reis que ministraram uma conferência sobre a Representação Política no Brasil Contemporâneo.

Também estiveram presentes na reunião, a presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (IDERO), Érica Gehardt; Fabrício Jurado, membro da Comissão Especial de Reforma Política da OAB Nacional e conselheiro federal da OAB; Francisco Batista Pantera, presidente regional do PCdoB; Pimenta de Rondônia, presidente regional do PSOL; Advogado Juacir Júnior e professor de Ciência Política da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), João Paulo Viana.

Léo concluiu a audiência agradecendo a todos os convidados. “Ficamos felizes com os temas abordados e, principalmente pela participação da população. É assim que devemos trabalhar: Ouvir representantes, expor opiniões e respeitar o ponto de vista do próximo. Assim, podemos fazer um mandato mais participativo, uma política de verdade e um estado melhor para todos.” Finalizou o parlamentar.

Gabinete Deputado Estadual Léo Moraes

Assessoria

Fonte: ASSESSORIA

Comentários: